Educação Infantil


Pré


Os alunos de 05 anos são criativos e curiosos, gostam de inventar histórias e envolvem-se com facilidade em brincadeiras de faz de conta, representando papéis sociais com riqueza de detalhes.

Compartilham objetos e brinquedos nas situações cotidianas e em brincadeiras.

Apresentam desenvoltura na coordenação motora ampla – correm, saltam, sobem, escalam e rolam, entre outros movimentos, com facilidade.

Apreciam brincadeiras que envolvam desafios motores.

Expressam-se com clareza, apresentando um vocabulário vasto.

Interessam-se pela leitura e a escrita e se dedicam a refletir sobre como funciona o sistema de escrita.

Demonstram maior concentração em atividades individuais.

Desenham de forma figurativa expressando o que veem e o que sentem.

Interessam-se por jogos de regras e compreendem a importância de respeitar as regras, exigindo esse comportamento dos colegas.

A amplitude dos interesses e as possibilidades de desenvolvimento da criança dessa idade são diversas e, por esse motivo, a coleção do Sistema Positivo de Ensino desenvolveu os seguintes materiais que visam potencializar aprendizagens:

Livro de experiências
É o grande articulador da coleção.

Apresenta temas contemporâneos da cultura infantil como pano de fundo para as sequências de atividades.

No Pré, as temáticas são Planeta criança, Cidades daqui e dali, Natureza em zoom e Dossiê da turma.

As propostas desse livro se articulam com os portfólios – item projetado para receber diferentes registros da criança, evidenciando seu percurso de aprendizagem.

Brincadeiras das Artes
O contato sistemático da criança com as diferentes linguagens da Arte é favorecido com as propostas desse livro, que visa à educação dos sentidos e à ampliação das possibilidades de expressão com criatividade.

Para essa faixa etária, são compartilhadas curiosidades sobre a infância de alguns artistas representantes das Artes visuais e da Música, e também aspectos que caracterizam suas obras.

Diferentes manifestações culturais, no Brasil e no mundo, são abordadas de maneira diretamente relacionada às temáticas de outro livro da coleção – Livro de experiências.

Desenhar
O desenho é uma forma de linguagem que tem os próprios códigos, os quais precisam ser aprendidos pelas crianças.

Desenhar não é uma questão de dom, muito menos pode ser considerado um ato espontâneo.

Desenhar é fruto da cultura e essa forma de linguagem deve ser cultivada na escola. Por meio do desenho a criança expande sua imaginação, expressão e criatividade.

No Pré, o livro proporciona vivências e explorações de desenhos em torno de aspectos de diferentes culturas ao redor do mundo, sempre estabelecendo contrapontos com a cultura brasileira.

Letrar
Esse livro, dedicado à abordagem da cultura escrita, é um convite para a criança pensar sobre o código alfabético e sobre como ele funciona.

De forma lúdica, envolvente e por meio de contextos dos contos clássicos da literatura mundial – Urashima Taro: a história de um pescador, O leão com sede, O biscoito de gengibre, O gigante egoísta, Gulliver e A Polegarzinha –, o aluno pode refletir a respeito da escrita das palavras e da relação entre fonema e grafema.

Nesse livro, são abordadas palavras significativas para a criança, além do próprio nome, e proporcionadas muitas situações de escrita espontânea – assim, são tratadas as relações entre grafemas e fonemas, favorecendo o processo de alfabetização que irá se consolidar nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Numerar
Esse livro é dedicado à abordagem de quantidades e números, espaços e formas.

São exploradas atividades envolvendo a contagem, o traçado, a escrita e a leitura de números, o quadro numérico, além de situações-problema, jogos e brincadeiras envolvendo o pensamento matemático.

Para os alunos do Pré, as situações de contagem envolvem quantidades até 30 elementos, enquanto as situações de escrita e leitura envolvem números até 50.

Todas elas são propostas que visam alimentar a curiosidade e impulsionar a aprendizagem de conceitos matemáticos que continuam sendo abordados e consolidados nos primeiros Anos do Ensino Fundamental.

Investigar
Esse livro visa ampliar a curiosidade e o desejo do aluno, de saber mais sobre assuntos que envolvem a investigação e a atitude científica.

São propostas situações-problema para serem resolvidas com base em experimentos, observações e coletas de dados.

As soluções encontradas pelo grupo são, então, registradas e documentadas, com a intenção de evidenciar a sistematização das conclusões (que podem ser provisórias) a que o grupo chegou.
Open chat