Educação Infantil


Infantil


Os alunos do Infantil, brincam, aprendem e se divertem com sons inusitados, extraídos dos objetos, marcas que o próprio corpo deixa no espaço, esconderijos óbvios, fenômenos da natureza, etc.

Assim, a presença do Professor Titular e demais profissionais juntos às crianças nesses momentos, muitas vezes sem direcionar o que e nem como fazer, são formas privilegiadas de promoverem descobertas e aprendizagens.

No Colégio de Vinhedo, entendemos e validamos que crianças bem pequenas precisam de amplo deslocamento pelo espaço (da sala e fora dela), de livre exploração de objetos, de situações em que haja a interação com crianças de diferentes idades, de banho de sol, precisam pisar na grama, na areia, precisam explorar a água...

É principalmente nesses momentos que elas criam, validam e refutam hipóteses, testam conhecimentos anteriores, descobrem novas possibilidades e aprendem.

Aprender o próprio nome e o dos outros, perceber e verbalizar sensações e sentimentos, comunicar vontades e incômodos, compartilhar espaços, brinquedos, materiais e atenção de professores e colegas, compreender como as pessoas se relacionam...

São muitas aprendizagens!

Considerando as inúmeras experimentações, em diferentes âmbitos de conhecimentos, que precisam ser proporcionadas às crianças do Infantil, é que a coleção do Sistema Positivo de Ensino oferece os seguintes materiais à criança:

Pranchetas de invenção

Cada folha desse livro pode ser destacada.

Algumas delas se transformam em objetos-brinquedos, outras viram cenários para brincadeiras, entre outras possibilidades.

Em outras, ficam documentadas algumas das vivências proporcionadas pelo professor, apoiadas pelos itens do Kit de invenção.

Os textos abordam dúvidas, angústias e necessidades de quem tem a preciosa tarefa de educar, brincar e cuidar de bebês e crianças bem pequenas.

Nas últimas páginas deste livro é orientada a criação da Caixinha do Tempo, uma estratégia para preservar memórias afetivas da infância de cada criança.
Open chat