Educação Infantil


Infantil II


Alunos de 04 anos conseguem realizar muitas atividades cotidianas e apreciam exercitar a autonomia.

A imitação de papéis, como os dos pais e de profissões, o avanço das habilidades motoras finas e uma grande ampliação de vocabulário são características importantes das crianças dessa idade.

Além disso, adoram fazer perguntas – Como? Por quê? – são curiosas por natureza, o funcionamento de tudo que a cerca lhe parece fascinante e empolgante.

O Colégio de Vinhedo propicia a ampliação de vocabulário, que ocorre diariamente, assim como suas habilidades para se comunicar e expressar suas opiniões, ideias e sentimentos.

Apresenta, gradualmente, progressão no desenho figurativo, incluindo os traços principais ao desenhar uma pessoa ou animais, por exemplo.

Consegue escrever algumas letras e percebe que a escrita vai da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Apresenta curiosidade pelo que são e o que dizem as palavras.

Reconhece várias cores.

Começa a reconhecer a diferença entre letras e números, conseguindo contar até dez.

Considerando essas características, a coleção do Sistema Positivo de Ensino proporciona diversificadas experiências para a criança explorar toda essa potencialidade por meio dos seguintes materiais didáticos:

Livro de experiências
É o grande articulador da coleção. Apresenta temas contemporâneos da cultura infantil como pano de fundo para as sequências de atividades.

No Infantil II, as temáticas são:

Ser criança é...

Com as mãos e os olhos na natureza

Mundo animal

As propostas desse livro se articulam com os portfólios – item projetado para receber diferentes registros da criança, evidenciando seu percurso de aprendizagem.

Brincadeiras das Artes
O contato sistemático da criança com as diferentes linguagens da Arte é favorecido com as propostas desse livro, que visa à educação dos sentidos e à ampliação das possibilidades de expressão com criatividade.

Nessa faixa etária, a ampliação de repertório se dá por meio de vivências envolvendo o corpo, a identificação das partes que o compõem e como foram representados por diferentes artistas, as brincadeiras embaladas por cantigas, a representação de brinquedos e de animais por meio de diferentes linguagens artísticas.

Desenhar
O desenho é uma forma de linguagem que tem os próprios códigos, os quais precisam ser aprendidos pelas crianças.

Desenhar não é uma questão de dom, muito menos pode ser considerado um ato espontâneo.

Desenhar é fruto da cultura e essa forma de linguagem deve ser cultivada na escola.

Por meio do desenho a criança expande sua imaginação, expressão e criatividade.

No Infantil II, as propostas do livro proporcionam explorações de suportes e recursos para desenhar, além de desafiar a criança a realizar séries de desenhos envolvendo a representação da figura humana e também de três espécies de animais (leão, girafa e elefante) eleitos em função de contextos vivenciados em outros livros da coleção.

Letrar
Esse livro, dedicado à abordagem da cultura escrita, é um convite para a criança pensar sobre o código alfabético e sobre como ele funciona.

De forma lúdica, envolvente e por meio de contextos dos contos clássicos – O soldadinho de chumbo, O lobo e os sete cabritinhos, A sopa de pedra e Festa no céu –, o aluno pode refletir a respeito da escrita das palavras e da relação entre fonema e grafema.

As propostas destinadas à criança de 04 anos dão ênfase ao reconhecimento do próprio nome e à identificação das letras do alfabeto.

Numerar
Esse livro é dedicado à abordagem de quantidades e números, espaços e formas.

São exploradas atividades envolvendo a contagem, o traçado, a escrita e a leitura de números, o quadro numérico, além de situações-problema, jogos e brincadeiras envolvendo o pensamento matemático.

Para essa faixa etária, as situações envolvendo a contagem, a escrita e a leitura de números envolvem quantidades até 10 elementos.
Open chat