Educação Infantil


Infantil I


As crianças de três anos são muito ativas.

Elas correm, pulam, rolam, chutam, escalam, dançam.

A coordenação motora nessa faixa etária se aprimora constantemente.

O brincar de faz de conta, de ter medo de monstros e de conversar com amigos imaginários também são características importantes nessa faixa etária.

O Colégio de Vinhedo acredita que as crianças devem vivenciar situações diversificadas para aprimorar ainda mais suas habilidades motoras – amplas e manuais, desenvolver velocidade de deslocamento, ampliar sua autonomia para se alimentar, desenvolver gradativa independência para despir-se e vestir-se e cuidar de sua higiene pessoal.

Além disso, pode aprimorar suas formas de comunicação com diferentes pessoas – adultos e crianças – e estreitar vínculos, passando a brincar com outras crianças e não somente junto de outras crianças.

Assim, os recursos didáticos que compõem a coleção de Educação Infantil do Sistema Positivo de Ensino têm como intenção dar suporte a todas essas experiências, por meio dos seguintes materiais ofertados à criança:

O Livro de experiências é o grande articulador da coleção.
Apresenta temas contemporâneos da cultura infantil como pano de fundo para as sequências de atividades.

No Infantil I, as temáticas são Cara de criança e Conectados com a natureza.

As propostas desse livro se articulam com os portfólios – item projetado para receber diferentes registros da criança, evidenciando seu percurso de aprendizagem.

Histórias em cena
Quatro histórias clássicas da literatura infantil são apresentadas à criança nesse livro:
Cachinhos Dourados e os três ursos, Chapeuzinho Vermelho, João e o pé de feijão e Os três porquinhos.

No contexto dessas histórias são criadas diversas oportunidades para a criança brincar e aprender.

Em destaque, propostas envolvendo a cultura escrita e o sentido numérico e espacial.

Brincadeiras das Artes
O contato sistemático da criança com as diferentes linguagens da Arte é favorecido com as propostas desse livro, que visa à educação dos sentidos e à ampliação das possibilidades de expressão com criatividade.

Para essa faixa etária, destacam-se as propostas envolvendo a consciência corporal e a exploração das possibilidades de movimento e de expressão por meio dele.

Também são propostas diferentes estratégias de representação como pintura, colagem, desenhos, entre outras.

Desenhar
O desenho é uma forma de linguagem que tem os próprios códigos, os quais precisam ser aprendidos pelas crianças.

Desenhar não é uma questão de dom, muito menos pode ser considerado um ato espontâneo. Desenhar é fruto da cultura e essa forma de linguagem deve ser cultivada na escola.

Por meio do desenho a criança expande sua imaginação, expressão e criatividade.

Por isso é que, no Grupo 3, diversas situações de exploração de suportes e recursos para desenhar são proporcionadas à criança.

Essas vivências permitem que desenvolva suas habilidades manuais, ao mesmo tempo em que explora e reflete sobre seu próprio grafismo.
Open chat