Ensino Fundamental


9º Ano


No 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos já começam a delinear seus anseios em relação ao futuro.

Nesse momento, ocorre a transição de um importante ciclo da trajetória escolar para outro, e o aluno deve se sentir preparado para o protagonismo que será necessário na continuidade de seus estudos, no Ensino Médio.

O Colégio de Vinhedo, reconhece a importância dessa etapa para o projeto vida dos estudantes e, por isso, é no 9º ano do Ensino Fundamental que se consolida o trabalho de desenvolvimento da autonomia e o atingimento das expectativas de aprendizagens priorizadas a partir das dimensões das competências gerais da BNCC.

Para esse estudante que se encaminha para uma trilha de protagonismo no Ensino Médio, destacamos o papel do Livro de Atividades e das Ferramentas Digitais na consolidação das seguintes habilidades:
• Investir na sua aprendizagem, desenvolvimento e melhoria constante, mantendo o desejo de aprender.
• Lidar com estresse, frustração, fracasso e adversidade, persistindo mesmo em situações de ambiguidade e dificuldade, em prol de projetos presentes e futuros.
• Prever os resultados dos desafios pessoais e acadêmicos com base em estratégias anteriores de resolução de problemas e tomada de decisão.
• Reconhecer suas aptidões e aspirações, associando-as a possíveis percursos acadêmicos e projetos profissionais.
• Utilizar uma variedade de ferramentas multimídia e periféricos para auxiliar na produtividade pessoal e na aprendizagem ao longo de todo o currículo.
• Demonstrar conhecimento sobre as mudanças nas tecnologias de informação com o passar do tempo e os efeitos dessas transformações sobre a educação, o mundo do trabalho e a sociedade.
• Analisar os impactos positivos e negativos da computação sobre a cultura humana.
Open chat