Ensino Fundamental


8º Ano


As singularidades e as mudanças dessa etapa fazem com que o adolescente se veja como um sujeito em desenvolvimento e se aproprie cada vez mais de sua identidade e de sua cultura.

O Colégio de Vinhedo acredita que, as práticas escolares, no 8º ano do Ensino Fundamental, devem atender de modo diferenciado, às necessidades e particularidades desse novo indivíduo, cada dia mais amadurecido e autônomo.

Considerando as dimensões das competências gerais da BNCC, os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino priorizam o desenvolvimento das seguintes habilidades:
• Desenvolver conhecimento sobre causas e consequências de questões globais relevantes.
• Demonstrar uma firme valorização do respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente para a sobrevivência da humanidade e do planeta.
• Combater preconceitos.
• Comparar, agrupar e sintetizar informações de diversas fontes, inclusive suas próprias ideias e afirmações, elaborando uma explicação ou um argumento coeso e embasado.
• Demonstrar curiosidade e uma mente aberta para diferentes culturas e visões de mundo.
• Posicionar-se criticamente a partir de critérios científicos, estéticos e éticos.
• Sustentar o raciocínio com observação, pesquisa, modelo ou teoria.
• Selecionar os elementos mais importantes de um novo conhecimento e articulá-lo com conhecimentos prévios.
• Encontrar os significados e as conexões entre as diferentes partes de uma informação.
• Integrar diversas técnicas e métodos necessários para organizar os conhecimentos.
• Combinar ideias que já existem com novas possibilidades para criar formas novas de atingir objetivos.
• Fazer conexões claras e adequadas entre ideias amplas a partir de diferentes caminhos.
• Representar dados de diversas maneiras, inclusive em textos, sons, imagens e números.
• Utilizar estratégias de debate para explorar ideias durante o processo de construção do conhecimento.
• Compartilhar informações com os outros e engajar-se em atividades de aprendizagem entre pares.
• Ouvir outras pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos.
• Aprimorar aspectos retóricos de comunicação verbal e oferecer respostas adequadas.
• Expressar ideias originais com clareza, mantendo discussões conectadas com as ideias de outras pessoas e buscando o entendimento mútuo.
• Debater e defender seus pontos de vista com firmeza e respeito, mesmo se for divergente dos de outras pessoas ou grupos.
• Identificar e abordar questões desafiadoras, respeitando e valorizando a diversidade cultural e o direito que todos têm de serem considerados.
• Considerar ideias e sentimentos dos outros nas suas atitudes e decisões.
• Planejar, decidir e realizar ações e projetos colaborativamente.
• Vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo.
• Realizar projetos escolares e comunitários, mobilizando pessoas e recursos.
• Assumir liderança compartilhada em grupos e na escola.
• Descontruir vieses e aplicar o conhecimento adquirido para solucionar problemas de natureza semelhante.
• Criar soluções inovadoras e adaptar ideias quando não tem todas as informações para resolver um problema.
• Prever possibilidades, identificar e testar consequências para colocar ideias em prática, aprendendo com erros e acertos.
• Interpretar dados e informações de maneira precisa, considerando o contexto em que foram produzidos.
• Abraçar novos desafios, confiando na sua capacidade de superar limites.
• Usar seus conhecimentos, habilidades e atitudes com confiança e coragem, selecionando, utilizando e analisando estratégias para vencer desafios.
Open chat