Ensino Fundamental


6º Ano


A Base Nacional comum curricular sinaliza a necessidade de medidas que assegurem um percurso contínuo de aprendizagem.

Nesse sentido, o aluno que chega ao 6º ano do Ensino Fundamental deve ser apoiado por meio de adaptações e articulações que evitem a ruptura do processo de aprendizagem.

A mudança na estrutura educacional, que passa a contar com professores especialistas, exige do aluno maior autonomia, já que agora ele terá que lidar com um número maior de docentes com os quais não se encontra diariamente.

Por isso, o Colégio de Vinhedo junto ao Sistema Positivo de Ensino, busca estratégias diversas para apoiar o estudante nessa transição.

Com um projeto gráfico arrojado e inovador, o aluno tem espaço para registros autorais e aprende a usar ferramentas que o auxiliam na organização e sistematização das ideias.

Considerando as dimensões das competências gerais da BNCC, é esperado que, até o fim do 6º ano do Ensino Fundamental, os alunos atinjam a determinadas expectativas de aprendizagem que começam a ser trabalhadas ainda nos Anos Iniciais.

Diante disso, nos materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino, as seções gerais priorizam o atingimento das seguintes habilidades:
• Explorar e demonstrar interesse em questões globais, considerando-as a partir de diferentes pontos de vista à medida que tenta compreender causas e consequências.
• Reconhecer a importância do respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente para a sobrevivência dos seres humanos pertencentes a uma sociedade e um mundo mais amplos.
• Refletir sobre preconceitos e suas consequências.
• Integrar informações de várias fontes, a partir de comparação.
• Aprender a compreender e respeitar outras visões de mundo.
• Identificar formas de alcançar o entendimento entre grupos culturalmente diversos.
• Posicionar-se criticamente a partir de seus conhecimentos e experiências.
• Sustentar o raciocínio com pesquisas prévias.
• Resumir os elementos principais de um novo conhecimento e articulá-los com conhecimentos prévios.
• Reconhecer as inter-relações entre os conceitos.
• Tirar conclusões, compreender suas implicações e construir significado.
• Combinar ideias de diversas maneiras para criar novas possibilidades.
• Fazer conexões claras e adequadas entre ideias específicas e amplas.
• Utilizar representações visuais de problemas, estruturas e dados.
• Discutir ideias e tópicos em grupo durante o processo de construção do conhecimento.
• Colaborar com a aprendizagem dos colegas.
• Exercer a escuta ativa e receptiva.
• Desenvolver aspectos retóricos de comunicação verbal.
• Expressar ideias originais com clareza e as conecta com as ideias de outras pessoas.
• Desenvolver uma abordagem ponderada no lidar com discordâncias, compartilhando perspectivas.
• Identificar formas de alcançar o entendimento entre grupos culturalmente diversos.
• Acolher ideias e sentimentos dos outros.
• Trabalhar em equipe com maior proatividade, para resolver problemas mais complexos.
• Reconhecer valores importantes para si e para os demais em situações multiculturais.
• Colaborar ativamente para ações e projetos voltados ao bem comum.
• Contribuir com as normas e a cultura escolar.
• Vivenciar diferentes situações de liderança.
• Antecipar respostas e aplicar o conhecimento na prática.
• Questionar ideias existentes e gerar soluções alternativas.
• Avaliar e testar opções para colocar ideias em prática com confiança.
• Interpretar dados e informações de maneira precisa.
• Assumir riscos no processo de aprendizagem, sentindo-se confortável ao cometer erros.
• Usar seus conhecimentos, habilidades e atitudes com confiança, buscando estratégias para vencer desafios.
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