Ensino Fundamental


5º Ano


Nesse ano escolar, ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que possibilita os alunos a lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos materiais do 5º ano do Sistema Positivo de Ensino, foram consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais –, de modo a promover uma maior integração entre elas.

Essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, visto que os alunos passam a ter professores especialistas, em vez de generalistas, tendo de cumprir várias exigências feitas pelo grande número de docentes dos Anos Finais.

Realizar as necessárias adaptações e articulações, tanto no 5º quanto no 6º ano, para apoiar os alunos nesse processo de transição, pode evitar ruptura no processo de aprendizagem, garantindo-lhes maiores condições de sucesso.

Para esses estudantes que se encaminham para uma trajetória de protagonismo no Ensino Fundamental Anos Finais, destacamos o papel do Livro de Atividades e das ferramentas digitais na consolidação das aprendizagens essenciais de 1º ao 5º ano.

No Colégio de Vinhedo, a tranquila transição dos alunos do 5º para o 6º ano se dá também, devido ao exclusivo “Programa de Adaptação ao 6º ano”.
Open chat