Ensino Fundamental


4º Ano


Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.

Nesse sentido, no 4º ano, consolidam-se os conhecimentos até aqui construídos e ampliam-se as habilidades a serem desenvolvidas, considerando a faixa etária e, sempre, o interesse manifestado pelos alunos.

Ainda, nessa etapa de escolarização, os alunos começam a se deparar com uma variedade maior de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas.

Por isso, no Colégio de Vinhedo, a organização dos livros didáticos do Sistema Positivo de Ensino, prevê seções nos diferentes componentes curriculares, que estimulam a construção do conhecimento de forma a valorizar a vivência e a capacidade imagética dos alunos, como “Imagine Só”, que instiga reflexões imaginativas ligadas à posse de textos literários e o “Seguindo Pistas”, que promove a descoberta de conceitos matemáticos.
Open chat