Ensino Fundamental


2º Ano


No 2º ano do Colégio de Vinhedo, os alunos irão finalizar o seu processo de alfabetização, por meio da sistematização das experiências vivenciadas e do desenvolvimento de novas habilidades.

Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

Uma dessas mudanças é a relação mais efetiva com múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática, que lhes permite a participação ativa no mundo letrado e a construção de aprendizagens essenciais, na escola e para além dela.

Nessa etapa, ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a consolidação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.

O Colégio de Vinhedo, junto aos materiais do Sistema Positivo de Ensino para o 2º ano, estão organizados não só para atender às demandas legais, mas também às características e aos interesses dos alunos, pois é com base em suas vivências que eles poderão ampliar o seu repertório de mundo e desenvolver competências e habilidades para a construção de aprendizagens significativas.

Destaque especial às seções específicas do componente curricular de Língua Portuguesa que organizam o conhecimento escolar de forma a auxiliar os alunos a consolidar o processo de alfabetização e letramento.
Open chat