Ensino Fundamental


1º Ano


Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a ALFABETIZAÇÃO, garantindo, assim, amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

Nesse sentido, os percursos didáticos oferecidos nos livros didáticos do 1º ano privilegiam encaminhamentos que contribuem para o processo de alfabetização e letramento.

Além disso, os conteúdos dos diversos componentes curriculares promovem às crianças o conhecimento do mundo por meio de novos olhares, oferecendo oportunidades de exercitar a leitura e a escrita de um modo mais significativo.

O Colégio de Vinhedo, junto aos materiais do 1º ano do Sistema Positivo de Ensino valorizam as situações lúdicas de aprendizagem, visando realizar a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil.

Tal articulação prevê a progressiva sistematização dessas experiências e o desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
Open chat